Pesquisar este blog

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

Rancorosos e Deselegantes - PARTICIPAÇÃO ULTRA ESPECIAL DE @Ricazinha!

O texto abaixo, é da amiga @Ricazinha (sigam no twitter, não vou revelar o nome todo), sobre a polêmica e continuando meu raciocínio de ontem. Ela é gente comum, como eu! E milhões de outros brasileiros!

Rancorosos ou deselegantes:@    

Desde o último sábado 29/10/2011 está havendo uma verdadeira mobilização para canonizar em vida o Ex Presidente. Alguns dizem que a doença não é pagamento nem remissão, outros dizem que não haveria essa comoção toda se estivesse em questão alguém de grande plumagem. 
O Brasil, apesar de tudo, é considerado uma dos melhores lugares NO MUNDO para tratamento de câncer em rede pública. O problema está entre o Diagnóstico e o início do tratamento.

Minha revolta é justamente essa, se querer igualdade no tratamento para câncer parar TODOS OS BRASILEIROS é ser considerada rancorosa e deselegante, assumo EU SOU.

Ontem, 01/11/2011, perdi meu tio na luta contra o câncer, um cidadão comum, que demorou 4 meses para conseguir fazer uma biopsia pelo SUS e depois esperou mais de 1 mês por uma vaga no ICC em Fortaleza para começar o tratamento. E esse vaga só saiu rápido porque UM Deputado federal, TUCANO de PLUMAGEM FARTA, se sensibilizou com o problema dele e o ajudou, se não fosse isso, ele já teria morrido antes.

Meu tio, um cidadão comum, não teve médico renomado em festa de aniversário, meu tio um cidadão, comum não teve acesso a medicina de ponta no Sirio Libanês, e não me venham com história de que o tratamento do Ex. Presidente será feito pelo SUS, porque não acredito. Até porque o renomado Hospital criou até uma filial em Brasilia para cuidar de Câncer dos Renomados Politicos.
Meu tio, um cidadão comum, não fez um vídeo usando a doença para que as pessoas se sensibilizassem e tivessem pena dele, muito pelo contrário. Meu Tio, esse cidadão comum, foi o ser humano mais fantástico que conheci, lutou até o fim, sem reclamar, sem chorar, sem se lamentar. Lutou acreditando que venceria a doença.
Mas ela quem o venceu, porque meu tio como cidadão comum, não teve a rapidez e eficiência do Diagnostico do EX.Presidente, pelo simples fato de SER UM CIDADÃO!!!!!! E ficou a saudade.

Um comentário:

  1. Sou portador de câncer linfático (linfoma). Daqueles que chamam de indolente e crescem vagarosamente. Mas matam, se não tiver o tratamento adequado. Não tive problemas quanto ao tratamento, iniciado logo que soube do diagnóstico, pois meu plano de saúde cobriu tudo. sorte minha, claro. Mas fiquei sabendo de alguns fatos interessantes. Por exemplo, o tratamento padrão inclui um medicamento chamado Rituximabe, que prolonga a sobrevida, sem a doença, do paciente. Este câncer volta sempre. Com Rituximabe, volta em uns quatro ou cinco anos. Sem ele, em dois.

    Este medicamento está disponível no Brasil. Mas não para usuários do SUS! Ao saber que Dilma tinha linfoma, cresceu minha esperança que algum médico faria este comentário com ela e isso poderia ser contornado. Nada!

    O cara não precisa da nossa comoção. Será muito bem tratado e conseguirá escapar dessa sem qualquer tipo de sequela. Quem precisa da nossa comoção é o povo que espera meses para um tratamento urgente. Que espera meses para uma cirurgia importante. Que morre em unidades de pronto atendimento, pois não tem vagas em hospitais. Mas estes não comovem certos lupanares do nosso País...

    ResponderExcluir