Pesquisar este blog

quarta-feira, 22 de agosto de 2012

Ah! O período eleitoral...


Hoje vi uma iniciativa do Estadão, colocando um repórter disfarçado, sendo candidato a verança na cidade de São Paulo. Ele pede que não votem, afirma que não vai fazer campanha e deixa claro que seu objetivo não é chegar à Câmara Municipal. Promete, entretanto, revelar os “bastidores” das campanhas eleitorais.

Legal! Vou acompanhar a série, mas já adianto: não tem “segredinho de bastidor” , não! A vida partidária é bastante parecida com a nossa vida real e qualquer um que não demonstre claros sinais de desequilírio mental que ameace a vida alheia, pode ter acesso a toda a “limpeza” ou “sujeira” da política. Basta querer saber!

Não vou plagiar o repórter do Estadão, não vou revelar “bastidores obscuros”, mas há muito estou tentando tempo para retomar o blog, até para dividir com todos as minhas estranhas idéias sobre campanha, cargos minoritários e majoritários, política partidária e, principalmente, a tão sonhada Reforma Política que o brasileiro tanto cita.

Alguns tabus, porém, eu mesma já venho derrubando pelas ruas, ao conscientizar as pessoas de que qualquer um pode ser candidato a qualquer cargo, nos moldes atuais, mesmo sem milhares de eleitores como garantia ou ainda, sem milhares de REAIS como garantia! A vida não será igual para todos com essas diferenças, mas elas não impossibilitam a população “comum” de chegar ao lugar que uns tanto louvam e outros só xingam: o de empossados na política brasileira.

Ao mesmo tempo, acho de suma importância que o brasileiro compreenda que no poder, estão os representantes que NÓS escolhemos, que eram iguais a todos nós antes de serem escolhidos! Se temos um problema com aqueles que costumamos tratar como deuses, porque NÓS demos um cargo a eles, não será, a primeira responsabilidade por todo mal, nossa?

A candidata que “vos posta”, então, vai revelar o que qualquer pessoa que ler este blog quiser saber sobre a candidatura ou o funcionamento da política por aqui, no Rio de Janeiro. Não participo de aplicativos que permitam perguntas, mas tenho o hábito de responder a todos os e-mails que me enviam. Se alguém quiser saber algo que eu saiba, basta comentar aqui ou enviar um e-mail para mim, no eusoukarina@gmail.com.

De resto, vamos continuar num esforço coletivo de fazer com que as pessoas raciocinem um pouco além do que são induzidas a raciocinar! Uma de minhas professoras tem muita preocupação com isso e eu acho muito interessante da parte dela: ela tenta nos treinar para sermos advogados ESPERTOS. Esperto significa malandro? NÃO! Espertos no sentido de fazermos as conexões que interessam ao nosso trabalho, à nossa vida!

Como costumo convidar: vamos todos começar a fazer mais ligações de pontinhos e continhas de soma simples?

Com muito mais a falar,

Filhinha de Papai

Nenhum comentário:

Postar um comentário