Pesquisar este blog

quinta-feira, 21 de fevereiro de 2013

Minha nota de repúdio ao segundo Carnaval do Brasil no mesmo ano


Eu comecei este post enquanto falava com uma amiga, pelo telefone. Quando dei a ela o título, ela ficou confusa, achando que eu ia falar realmente sobre algum absurdo retardatário do excessivo Carnaval brasileiro. Para consolidar meu post já pronto na mente, brinquei de “charada” com ela e, em vez de responder, perguntei “O que os seus filtros de internet estão detectando de mais polêmico nos últimos três dias?”. Ela respondeu: “Ah! Yoani é o Carnaval?”. Sim, amiga! Não ela, mas o vício do brasileiro em perder tempo e não saber estabelecer prioridades! Brasileiro gosta de onda! Entrou em mais uma! Não importa de que lado, onda é o prazer!

Claro que eu estou preocupadíssima com a falta de liberdade de expressão no Brasil! Claro que eu estou assombrada pela quantidade de “não pode dizer isso” que ando ouvindo por aí, como JAMAIS antes! Claro que estou com MEDO (pouco, mas estou), sim, porque também recebi ameaças (sérias ou não, mas telefone anda um espetáculo!)! Com tudo isso, a falta de liberdade de expressão em CUBA, desculpem, não anda me interessando muito! Para conseguir me preocupar com a falta em Cuba, eu precisaria estar em situação de abundância no Brasil. Não me parece o caso, né?

Cuba não nos afeta como afeta o Senado Federal brasileiro! Cuba não nos afeta como afeta a Câmara Federal de Deputados, no Brasil. Cuba, os Castro e seu regime ditatorial, bem como Yoani Sanchez, só têm possibilidade de nos atingir em um lugar do Brasil: o Itamaraty. Além de serem assuntos de predileção do atual governo. De resto, nada!

Yoani Sanchez declarou que se encanta com a “Democracia” brasileira! Não tenho raiva da moça, problemas com ela ou coisa parecida. Nada! Nada é o que ela representa, inclusive, de benefício ou malefício em minha brasileira vida, essa sim, CENSURADA! Se ela gostou tanto da Democracia brasileira, que permite que os comunistas tentem agredi-la, convido a moça para uma cobertura jornalística, no Brasil, de UMA denúncia de corrupção, sólida, relacionada à indústria farmacêutica brasileira, por exemplo. Tenho certeza que se Yoani foi sincera quando disse que gostou da Democracia, vai mudar de idéia quando pensar na NOSSA liberdade de expressão!

E eis que para gerar minha nota de repúdio, vem o “gran finale” do que considero uma lambança conjunta entre povo desenganado, imprensa censurada ou vendida e políticos falhos: nossos políticos da “oposição”, atualmente conhecidos como...nada! Não são conhecidos pela grande maioria por nada de marcante, resolvem, depois de terem ficado contemplando com olhares paspalhos, ou um discursinho fraquinho aqui e ali, as posses dos criminosos Renan Calheiros e Henrique Alves. A “situação” tomou TODOS os cargos que poderiam produzir alguma mudança positiva em nossas difíceis vidas e se a “oposição” votou igual, calada e sem UM único movimento para impedir, se opôs?? Baseada nas definições da Ciência Política, como as de Norberto Bóbio, por exemplo, para o termo “oposição”, sou obrigada a concluir que se aconteceu assim, não há oposição. Estão todos de acordo porque o Brasil vai muito bem!

Oi?? Bem para quem? Ou as pessoas só mentem para mim quando dizem que sofrem e eu estou, na realidade, sofrendo sozinha, ou tem alguma peça desencaixada nesse negócio!
Oposição deveria surgir e agir quando algo praticado pelo governo não está de acordo com a vontade comum da nação ou com o plano de governo apresentado? Se é isso, então, não existe de maneira concreta, uma vez que só existem manifestações de oposição ao que pratica o atual governo, espalhadas pela internet. Em votação, por eles no momento, não tem. Mas tem filminho com Yoani Sanchez! Ah! Isso tem, sim senhor!

REPUDIO a atitude, ou falta de, daqueles que chamamos de “opositores” em perder seu tempo, a casa do povo e toda a parafernália envolvida, para se mostrarem bons moços que deixam uma reprimida cubana falar e assistir a um filme! ISSO é oposição ao governo, para vocês? Por acaso a Dilma impediu Yoani de entrar aqui? Ou ela foi agredida por MANIFESTANTES? Querem fazer cafuné na Yoani? Acho válido! Mas que tal deixar isso para o Itamaraty? E mesmo nessa hora, de defender como se cavaleiros e Yoani uma pobre donzela de contos de fadas, a liberdade de expressão de uma blogueira cubana que não resolve problemas brasileiros, nem defendendo a democracia de papel que vocês construíram, vocês também estavam de mãos dadas com os integrantes da chamada “situação”.
VOCÊS, opositores, vão usar aquela desculpa esfarrapada de que estão sem poder porque o povo fez isso com vocês? Tem uma parte correta nisso, mas se VOCÊS, eleitos, que ganham todas as condições para desempenharem vosso papel de representantes do povo nas Casas, acham que se opor a um governo é ficar fazendo poesia reacionária (socialista, comunista, anarquista, liberalista ou tanto faz) como se estivéssemos em 1969 novamente, sem moverem um dedo mindinho para resolverem a VERGONHOSA situação da imprensa BRASILEIRA? E ainda dando assunto inútil aos poucos que costumavam se empenhar em cobrar de vocês?

Vão refletir sobre prioridades, rapazes! Todos! Eu mesma, inclusive! Posso estar errada por aqui, mas, em minha, aqui sim, humilde opinião (aqui serei humilde, sim, porque não sou especialista em Ciências Políticas), vocês estão trocando a ordem dos fatores, e nesse caso, está alterando o produto para bem pior!

É mundialmente conhecida a importância de uma imprensa LIVRE, ÉTICA e que consiga SOBREVIVER, para que um país, hoje em dia, tenha, realmente, liberdade de ESCOLHA! Aqui, expressar o povo ainda pode! Falar mal pode! Só não pode provar! Não pode investigar e não pode prender! De resto...tranquilo!
REPUDIO o atribulado Poder Legislativo se empenhando em fazer gentileza para estrangeiro para poder contar por aí que o Brasil é o país do futuro bom!

DESESPERO! Peço desculpas ao leitor se causar sentimentos negativos em função de minha própria amargura! Mas quando você não produz mais por ineficiência de serviços caros, não consegue mais comprar um medicamento porque não há no mercado, não consegue marcar uma consulta com um profissional que, cobrando duzentos e cinquenta reais por hora, ainda pede dois meses antes de te atender para verificar um problema comum, mas meio urgente, começa a trabalhar, liga a TV (que faz parte) e o que enxerga são seus líderes, que VOCÊ ELEGEU (sim, eu ajudei a eleger Otávio Leite, por exemplo, que chamou Yoani para a Casa) adulando a blogueira e você que votou e paga imposto aqui, está nessa situação? Só o desespero define minha sensação a cada foto que vejo por todos os lados do “gesto bonito e heróico” dos opositores, para com Yoani.
E eu? A mim, que estou aqui com essas decepções e tenho que considerar que vivo muito bem e sou privilegiada, porque a maioria do brasileiro está em situação mais perigosa para a própria saúde do que eu? Quem defende? Quem protege? Quem representa?

Fidel?

Enojada,

Filhinha de Papai

PS.: E chega desse assunto porque eu mesma imploro que não gastemos mais neurônio com isso! Não escrevo mais UMA linha a respeito! Prometo!

Um comentário:

  1. Dona Yoani prá mim ainda é uma incógnita. Se é uma gente da CIA, duvido. Por uma razão simples. A "inteligência" cubana é capciosa. Se é uma opositora dos manos Castro tão badalada mundialmente que eles não têm coragem de justiçar, acho pouco provável. Eles não estão nem aí prá opinião mundial. Fato é que tornou-se objeto de desejo dos prós e contras. Com tanta coisa que temos prá cuidar...

    ResponderExcluir